Sobá: a estrela da festa do Mato Grosso do Sul

A primeira vez que eu fui ao Mato Grosso do Sul o Marido Tolentino Neto já me apresentou essa delícia. E de lá pra cá eu já provei várias vezes. E confesso, AMEI! A minha cunhada já fez pra mim e também já comi o da Feira Central em Campo Grande.

 

E com a palavra o Cozinheirooooooo:

Como campograndense eu teria que falar de sobá, óbvEo! Vou deixar claro que o sobá é bemmm diferente do yakissoba, lógico eu AMO sobá e, em Campo Grande tem muito significado comer sobá na feira central. Tenho saudades daquela época que a feira era na Av Mato Grosso, o sobá de lá era melhor (hua hua hua hua).

Tenho saudades sim, pois hoje moro em Cuiabá com uma temperatura média anual de 39ºC e sobá tem sinônimo de Campo Grande, já rodei quase o Brasil todo e confesso que nem em São Paulo que se concentra a maior colônia Japonesa do Brasil, existe um sobá bom igual o de Campo Grande.

O sobá é feito com os seguintes ingredientes: macarrão japonês, carne de porco ou boi, salsinha, gengibre (opcional), é quase uma sopa e é servido em cumbucas de plástico, acompanhado de ovo mexido cortado em fatias.

O segredo do sobá está no molho, cada um tem um segredinho que não quer falar, igual ao sushi onde os entendidos dizem que o segredo está no tempero do arroz.

A primeira cidade a servir o sobá no Brasil foi Campo Grande/MS. O sobá foi levado pelos imigrantes japoneses da ilha de Okinawa, em meados de 1908. Na feira central de Campo Grande existem mais de 20 barracas especializadas em sobá, onde são vendidos em média 2 mil sobás por dia e, existe até um Empresário que criou uma franquia chama Sobá de Campo Grande, isso mesmo essa iguaria hoje é batizada como Sobá de Campo Grande.

Para encerrar posso dizer o seguinte: quando passar por Campo Grande vale muiiiiito ir na feira e saborear um sobá e, no final abrace a cumbuca e beba todo o caldo, nada de colher viu, que saudade de um bom sobá. E se joga!

 Bon Appétit!

 

 

 

 

 

Leave A Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *