Moedor de Café (elétrico)

Eu sou apreciador de café, já passei por vários níveis e acredito que passei de fase, no quesito apreciar um bom café, como diz o Mestre Alex Atala “nosso paladar é construído”.

Em uma de nossas aventuras gastronômicas, estavamos em Curitiba, eu resolvi comprar um moedor de café. Optei pelo elétrico, que é barulhento mas eficiente.

Porque ter um moedor em casa?

Quando compramos café do tipo almofada nos mercados, esses cafés já foram moídos há alguns meses, e isso faz com que o café perca seu aroma, pois as gorduras existentes nos grãos de cafés começam a inoxidar, a partir do momento da moagem, juntamente com outros fatores como temperaturas elevadas e umidade.

E um outro fator preponderante, quando compramos cafés almofadas, geralmente não há uma rigorosa fiscalização, e acabamos ingerindo uma bebida, muitas vezes, sem padrão de qualidade e principalmente sem sabor agradável, pela variedade de misturas.

Quando moemos café na hora, além de ter um café sempre saboroso, nossos sentidos como o paladar e o olfato trabalham juntos, pois o perfume dessa bebida quando moído na hora é fantástico e isso influi diretamente no prazer de degustar a bebida.

O segredo para obter um café excelente está relacionado com a moagem dos respetivos grãos.

O café deve ser imediatamente utilizado depois de ter sido moído, caso contrário, começa a perder o seu aroma e sabor original.

Existem moedores de café com mais de 10 tipos diferentes de moagem, o nosso é controlado pelo tempo que moemos.

Acompanhe nossas dicas no Twitter: @MaridoCozinha

 

 

2 Responses

Leave A Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *