No Banner to display

6
nov 12

Gourmets

 

De acordo com a Wikipedia, “gourmet é o nome que se dá a uma cozinha ou produto alimentar (incluindo bebidas) que estejam associados à ideia de haute cuisine ou alta cozinha, evocando assim um ideal cultural, associado com as artes culinárias.”

Atualmente usa-se muito o termo associado a pessoas que tenham maior conhecimento em culinária e gastronomia e que apreciem provar, degustar coisas mais diferenciadas e estudar o tema (começando pelo paladar!!!).

Também é inegável dizer que comer em casa está na pauta do dia e uma clara indicação nos mostra isso: a popularização dos blogs de culinária e gastronomia.

O fato é que quem vai comer fora, quer comer bem, ser bem atendido e pagar um preço justo. E infelizmente, com a falta de profissionalismo que ainda assola o país é inegável que muitas vezes não se consegue reunir os 3 itens em uma ida ao restaurante… sendo assim, muitas vezes optamos em reunir a galera e cozinhar entre amigos.

Dito isso fizemos uma listinha básica de coisas que a gente adora ter e deixam os pratos mais glamourosos!!!

1. algum ingrediente trufado, pode ser azeite, manteiga ou a própria trufa. Já contamos um pouquinho do azeite trufado aqui.

2. frutas regionais tipo: cupuaçu, graviola e açaí. Pra relembrar nossas receitinhas energéticas com açaí, vem aqui.

3. bottarga: fizemos uma matéria bem extensa contando a respeito desse ingrediente aqui.

4. flor de sal: já contamos o que é aqui e como usar aqui.

5. alho negro: nesse post aqui falamos sobre o alho negro.

Você já provou? Você gostou? 🙂

6. pasta negra: a gente conta onde provar essa pasta em Sampa aqui e, aqui tem receitinha com pasta negra tá?

7. funghi secchi, shimeji, shitake: a gente ama um e todos, é bom junto e também é bom separado… vai entender… A gente já fez um monteeeeeeeeeeeee de coisa com esses ingredientes, então sexta a gente vai trazer um delicioso risoto de funghi secchi pra você se deliciar.

8. frutos do mar e bacalhau: ainda fico estarrecida quando ouço alguém dizer que não gosta de frutos do mar… respeito muito o paladar alheiro mas é que sou tão APAIXONADA por eles que fico passada… E aqui sempre rola umas ou outras receitas com os amados: bacalhau, peixe, salmãocamarão (juro, comecei a salivar enquanto escrevia esse post e olhava fotos do Nhoque de Bacalhau… acho que vou comprar umas postas e deixar de molho para o marido criar algo novo pra gente provar! quem se anima??? 🙂 )

9. queijos: sou hiper, mega, apaixonada por queijos… e o meu delicioso da vez é o gran formaggio, simplesmente fascinada. Você já provou?

10. castanhas de caju e do Brasil: essa receitinha que leva farofinha de castanha é dos Deuses!!!

Muitos desses ingredientes já estão mais comuns em nossas cozinhas, mas muita gente ainda não sabe levá-los para a culinária do dia-a-dia. Que tal variar o seu cardápio de todo dia e ir acrescentando aos poucos alguma dessas delícias?

Conta pra mim, qual é o seu ingrediente gourmet?

Bjo e se joga no nosso facebook, que tem novidades diárias, incluindo a cobertura do que está rolando no Mesa SP 2012.

 
Tags: , , , , , , , , , , , , , , , ,

[…] sei… prometi essa receita pra semana passada! Sorry… mas agora […]

[…] Achei a iniciativa de fazerem Comida de Rua (#StreetFood, #MaridoNaCozinha tagea lá no Insta pra nós gente!) com cara de Gourmet, um luxo. É a democratização da gastronomia. Lembrando que a gente falou um pouquinho do conceito gourmet aqui. […]

[…] já contei aqui sobre os ingredientes gourmet do memento e também já comentei sobre a delícia que é a trufa e os ingredientes trufados, […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado
Campos obrigatórios são marcados com *

  • Copyrigth 2011 - Marido na Cozinha - Todos os direitos reservados.