Visita à Cia das Ervas

E nosso Cozinheiro, Tolentino Neto visitou a Cia das Ervas esse ano.

E ele conta um pouquinho sobre a fábrica pra vocês.

As redes sociais quando bem usadas trazem ótimos resultados.

Um dos bons resultados do Instagram foi conhecer o @ClaudiofCury, chefe de cozinha formado pelo Senac – Águas de São Pedro e um dos proprietários da fábrica de temperos e ervas Cia das Ervas.

blog_maridonacozinha_ciadaservas

O Claudio hoje é o responsável pela produção e desenvolvimento de novos produtos. A Cia das Ervas foi criada por seu pai, que era Representante Comercial (igual esse cozinheiro que voz fala!).

A produção começou através de uma exigência de uma turma de amigos que se reuniam em um buteco em Campinas, eles sempre queriam comer uma boa pimenta e o butequeiro não atendia o pedido da turma, um belo dia Marcos Cury fez uma conserva de pimenta e deixou no buteco para que a turma degustasse toda semana quando se reuniam para comer e se divertir.

O negócio foi o seguinte, os clientes começaram a ver a conserva de pimenta e começaram a pedir a pimenta pro butequeiro, e a resposta era sempre a mesma, essa pimenta é da turma do Cury, etc… Até que um belo dia o butequeiro encomendou algumas conservas para os clientes degustarem, aí você já sabe o resultado né!

O que é feito com carinho e capricho, funciona. O Cury fez o vidro de pimenta porque além de gostar muito naquela época não existia muitas alternativas, só alguns molhos. Ele começou a montar os vidros, ensinou ao filho e vendia em alguns lugares onde tinham contato, como por exemplo, a Casa de Carnes Campineira no Mercadinho Municipal.

O Paulo de Tarso que é arquiteto e designer foi quem deu o nome a mistura de pimenta que o Marcos desenvolveu, fazendo também o primeiro rótulo “Ardência no Regaço”. A brincadeira acabou virando negócio, Cury começou a trazer algumas receitas de família para a linha de produtos…

O pai do Claudio se considerava apenas um cozinheiro curioso, que procurava aprender sempre, desenvolver e testar receitas para entender os processos e resultados. Já os filhos se encarregavam de vender de porta-em-porta, pois o Cury era representante e fazia as conservas nas horas vagblog_maridonacozinha_ciadaservas3

Depois de algum tempo os amigos em uma das reuniões semanais no buteco, deram o nome para a famosa pimenta, , foi o primeiro sucesso da fábrica Cia das Ervas, que tem vários rótulos de temperos.

Um outro sucesso é a beringela do Gabriel, um produto que tem uma receita quase centenária e, que era feita por seu Tio o Gabriel.

Bom é isso, estive na fábrica e acompanhei um dia de produção, nessa visita técnica estava sendo produzido o alho assado, G-Zuis, a cidade todo ficou com aquele aroma delicioso e eu, saí de lá salivando!

Conforme for degustando os produtos, irei postando no Instagram, lembre de seguir @TolentinoNeto.

Leave A Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *