No Banner to display

3
mar 14

Finger Food

 

Em plena segunda de Carnaval, todo mundo ou curtindo ou descansando e eu aqui de molho (quebrei o dedo do pé semana passada e fiquei vários dias meio off do planeta, porque os remédios são muitoooooooooooo fortes e o médico me mandou ficar quieta por 20 dias).

Enfim, o Tolentino, cozinheiro do blog está viajando a trabalho e deixou essa matéria preparada onde ele conta tudo sobre finger food:  o que é, o que servir, como servir, quando adotar.

O finger food surgiu como resultado de uma sociedade corrida e que precisa que a alimentação e os eventos tenham a mesma velocidade e praticidade. Comida fast com apresentação slow.

O finger food ou miniporções são petiscos que devem ser abocanhados com uma ou no máximo duas mordidas e que dispensam uso de garfo e faca.

maridonacozinha_fingerfood

As porções únicas contribuem para um clima mais descontraído, além de dar um toque de modernidade.

A “comida para comer com as mãos” é indicada para eventos com serviço “em pé” como coquetéis ou confraternizações pós palestra, e com grande circulação de pessoas.

Em geral servidos em recipientes individuais, são super charmosos e acabam ajudando na decoração do evento, já que são preparadas com todo capricho e grande atenção aos detalhes.

Podem ser servidos com garfos, palitinhos ou colheres ou mesmo diretamente em pequenas colheres (o que garante um charme especial), mini copos ou tacinhas.

maridonacozinha_fingerfood2

É ideal pra uma festa onde a mulherada vai confraternizar.  A dona da casa e anfitriã coloca tudo na mesa e cada uma se serve. Ela aproveita desfruta da companhia, da conversa e dos sabores. Em um evento assim aposte nas mini saladas, com mix de folhas e devidamente temperada ou mesmo em uma mini torre de vegetais como essa aqui.

Pode ser servido em cerimônias de casamento ou noivados?  Sim, desde que mais informais ou como entrada.  Se o casamento for mais sofisticado obrigatoriamente pedirá jantar sentado, o que não combina muito com a dinâmica da festa.

Se você estiver servindo algo bem diferente o ideal é colocar uma plaquinha com o nome do prato e os ingredientes. Já se a festa for um pouquinho maior e forem usar serviço de garçom peça ao garçom que informe o nome do prato e se algum item é ou não comestível (ex. colheres comestíveis).

Nós temos uma receita aqui  que é maravilhosa e vai deliciar seus convidados: gorgonzola beijando damasco. 

Se você for servir apenas finger food no seu evento calcule 10 unidades por pessoa, aproximadamente.

Se você quiser se inspirar com ideias mais sofisticadas, confere as 60 sugestões de finger para casamentos AQUI

Se você está procurando louças de finger food veja AQUI 

 

 
Tags: , , , , , , , , ,

[…] passada contamos AQUI tudo sobre finger food. E agora é hora de fazer isso com […]

Fernanda Loydi disse:

Larissa e Neto, assim vocês me matam!! uhauhauhauhauhauha
Essas finger foods são ótimas, começam alimentando a alma, com essa visão linda e colorida! O único problema, no meu caso, é que enquanto faço um, como dois!! 😛

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Fer! Amei essa sua, faz um e come 2? #oremos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado
Campos obrigatórios são marcados com *

  • Copyrigth 2011 - Marido na Cozinha - Todos os direitos reservados.