No Banner to display

28
maio 14

Conheça a Cozinha do Marido na Cozinha

 

Que a riqueza está nos detalhes nós já sabemos. E exatamente por isso valorizamos cada um deles na hora de executar o projeto da nossa cozinha.

O projeto foi criado pela D Arquitetura, confira AQUI DICAS completas pra você que vai reformar ou construir, num guia escrito pela Rosana Pedrosa, nossa arquiteta.

Conforme a gente já contou o espaço não era enorme, mas também não era pequeno como os que a gente vê atualmente. Sonhamos com uma cozinha neutra, mas com toques de modernidade. Investimos no adesivamento dos eletrodomésticos, em porcelanatos grandes e neutros e em iluminação indireta. O toque bacana ficou por conta da parede que se assemelha a madeira e em corte horizontal deu um impacto bacana.

Entrando pelo hall, logo nos deparamos com uma porta de correr, em madeira mais escura, pra contrastar com o piso claro e móveis claros também.

maridonacozinha_COZINHANOVA1

Aqui merece uma ressalva o seguinte aspecto, na fase de escolha dos mobiliários estivemos no showroom da Bontempo e lá vimos mil opções em cores para os móveis. E senti uma certa “tentação” de mudar radicalmente de tom, ainda bem que não fiz isso. Coloquei a cabeça no lugar e lembrei de como já tínhamos pensado no projeto, do porque de cada cor e de cada detalhe. Ter o projeto todo colorido e impresso nos ajudou a lembrar como ele iria ficar bonito exatamente daquele jeito. Amém, hoje eu AMO a cor da cozinha! E amei a cor do mobiliário. É que quando a gente começa a ir nas lojas PIRA com tanta lindeza e tende a querer alterar as coisas.

Logo à direita fica o bebedouro que fica com o galão de água escondido e o eletro adesivado em amarelo. A cozinha é toda adesivada em amarelo, com móveis neutros, justamente pra dar o contraponto entre o claro e o escuro, o neutro e o diferente. E o bacana de adesivar é que quando enjoar da cor dá pra trocar por outro tom, imagina um laranja ou vermelho!

Logo em seguida vem armários e os fornos a gás e microondas.

Aqui façamos uma ressalva sobre o forno. O escolhido foi um VENAX, 90 litros. Primeiro por conta do tamanho, queríamos um forno grande. Segundo, a exigência é que o forno fosse a gás. Nosso gás é canalizado e o valor da energia elétrica em Cuiabá está ABUSIVO, motivo pelo qual ficaria inviável um forno elétrico por aqui. Mas segundo soubemos até o final de 2014 99% dos fornos serão elétricos.

Além disso optamos também por manter um microondas mais antigo que já tínhamos. Não compramos outro porque usamos realmente muito pouco e não compensaria o investimento. Pra que gastar? Somos a favor do consumo consciente.

Adquirimos também um freezer (mini). Eu nem sabia que existia esse tipo de freezer. Neto que encontrou nas buscas e andanças dele. Achei ótimo porque não queria nada gigante. Somos apenas dois em casa e Neto costuma ir ao mercado pelo menos 2X na semana. O que a gente congela são os molhos de tomate que Neto deixa pronto, além de carnes ou sopas. O resto é tudo fresquinho e de preferência orgânico. O freezer tem 1,10cm de altura e tem 5 compartimentos.

maridonacozinha_COZINHANOVA2

A respeito da bancada, optamos por pedra silestone (a cor dela é branca). Por que essa pedra? Por vários motivos: aparência de limpeza, excelente pra finalização de pratos (com especial atenção a detalhes) e ótima pra fotos. Além disso pedimos à Rô que focasse na iluminação indireta com lâmpadas neutras, com tom amarelado, pra deixar o ambiente harmônico e bom para o trabalho do Neto pois tem reprodução mais fiel da cor dos alimentos.

Vocês podem ver que há uma comunicação com a sala de jantar. Até pensamos em fazer um espaço conjugado, ou seja, cozinha do tipo americana, mas depois desistimos. Preferimos não fazê-lo, mas optamos por um “passaprato”, em granito preto igual ao da bancada molhada (preto absoluto).

maridonacozinha_COZINHANOVA3

Acrescentamos também o interfone perto do passaprato, pra facilitar na hora de atender (caso a gente esteja na sacada, nos quartos ou no escritório).

Um detalhe que amo na cozinha, a parede coberta de porcelanato que imita madeira. O que ajudou é que as tiras são largas e horizontais e deu realmente um aspecto de madeira.

Ainda do lado de cá tem a despensa de alimentos. Aqui quebramos uma parede que estava de fundos com o banheiro social. Foi refeita toda a parte elétrica, inclusive com troca do quadro de energia e resolvemos ampliar e dar mais um espacinho pra esse lugar que é essencial pra nós. Acondicionar os alimentos de uma forma que a gente os veja e possa consumí-los, evitando perdas e gastos desnecessários.

maridonacozinha_COZINHANOVA5

O despenseiro tem 2,50mt de altura e 1,20mt d e largura, com 05 estantes. Além disso o sistema de abertura das portas é one-touch.

maridonacozinha_COZINHANOVA4

Agora do lado esquerdo da cozinha, começamos com a geladeira. Inicialmente pensamos em uma geladeira daquelas com freezer ao lado (side by side), mas já ouvimos tantos horrores sobre valores de reposição de peças que desistimos e hoje, afirmo que foi a melhor decisão que tomamos, essa geladeira nos atende muito bem. Compramos uma geladeira com congelador em cima. Então a gente só liga o freezer quando tem mais comida pra ser armazenada, por exemplo, se a gente vai viajar vai consumindo tudo que tem e deixa o freezer desligado.

A geladeira é excelente e tem um bom espaço pra acondicionar verduras. Uma única ressalva que eu tenho com esse modelo é que pra abrir a gaveta de legumes/verduras a porta da geladeira precisa estar 100% aberta. #oremos

Um alerta: verifique as dimensões da geladeira na hora de comprar, no nosso caso a gente trocou a porta então deu tudo certo. 😀

Em seguida a alegria da cozinha: lava-louças. Só tenho uma coisa pra te dizer, se você não tem ainda, está na hora de comprar!!! A nossa é a da Linha Ative, 8 serviços, da marca Brastemp . Ela lava de tudo, até panelas, óbvio que tem coisas que ela não lava. Exemplos: taças de cristal e utensílios de alumínio (pois ficam pretos). Mas amamos e não nos arrependemos, até porque fazemos várias refeições em casa, praticamente 3 por dia, todos os dias. Hoje, pensando bem, eu compraria uma de 10 ou 12 serviços, mas só pra ter mais espaço no andar de cima dela, que no caso da nossa acho bem pequena. E os nossos pratos também são bem grandes, então tem horas que fico sem paciência de colocar tudo nela.

A bancada molhada tem 2,15mt de comprimento. E as cubas tem 51cm de comprimento, 40cm de largura e 22cm de profundidade cada uma. Quanto às cubas optamos por 2. Por que? Quando eu e Neto estamos na cozinha ao mesmo tempo a gente sempre encontrava dificuldade pra usar a pia. Agora isso ficou resolvido. Além disso, optamos por uma bem funda, espaçosa e com torneiras que girem para os lados, sejam fáceis de abrir e tenham aquele direcionador do jato de água. Pra facilitar encher bacias pequenas nas laterais da pia. (coisas que só quem cozinha, lembra em um projeto!)

maridonacozinha_COZINHANOVA8

Na pia optamos por colocar um triturador. Neto é o cozinheiro da casa e a melhor pessoa pra explicar porque: para eliminar o lixo orgânico e facilitar a vida na cozinha, o nosso é da marca Insinkerator, modelo 55, que a propósito não coube na cuba, de modo que tivemos que fazer um ajuste na cuba, cortando-a para ele servir. Ele é ligado na energia elétrica e funciona sempre com a torneira ligada, jorrando água.

Em cima da bancada molhada (granito preto absoluto) optamos por iluminação indireta com dicróica e também LED. Optamos por dicróicas de LED e fita de LED no fundo do armário, ambas com tom neutro (temperatura de cor de 2700k), pra melhorar a iluminação, trazer um conforto visual e gastar menos energia.

maridonacozinha_COZINHANOVA6

Quanto à coifa Neto fez toda a pesquisa e descobriu o seguinte: existe a medida correta e a potência ideal de acordo com a metragem da cozinha, e para resolver nosso problema com cheiro de fritura fizemos a instalação de um duto para fora da cozinha (instalação da coifa como exaustor) eliminando assim totalmente o cheiro de fumaça da fritura.

maridonacozinha_COZINHANOVA7

Optamos por um cooktop de 4 bocas, cujo material é aço inox, já as tempras são de ferro fundido, por ser mais resistente a altas temperaturas.

Quanto aos móveis foram todos feitos com a Bontempo Móveis Planejados. E no próximo post eu conto mais detalhes, inclusive sobre materiais, acabamento e montagem.

*Post Patrocinado

 
Tags: , , , , , , ,
Pedro Castanho disse:

Amei o projeto e principalmente a ousadia na cor! Curti também o tema do blog. Seguirei! Hahaha
Vocês são de Cuiabá mesmo? Posso perguntar qual a razão da escolha da marca?

Oi Pedro. Seja bem-vindo. Qual marca? Me perdi… Abraço

Rosana Rogeri disse:

Lindo, Lari!!

Valeu a espera pela fotos rs.
Sucesso para vocês.

Brigaduuuuuuuuuuuuuuu Ro, também amamos! Bjão

Milena disse:

Adorei sua geladeira, gostaria de saber onde vc mandou adesivas???
Me passe o contato se possível….

Oi Milena! Também amamos. O rapaz se mudou de Cuiabá. ABraços, Larissa

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado
Campos obrigatórios são marcados com *

  • Copyrigth 2011 - Marido na Cozinha - Todos os direitos reservados.