Rodrigo Oliveira e o Restaurante Mocotó

A 4ª Jornada Matogrossense de Gastronomia da UNIC foi uma grande oportunidade de aprendizado. A UNIC foi muito feliz na escolha dos cozinheiros e Chefs pra ministrar as oficinas gastronômicas e a palestra.

O fato é que Rodrigo Oliveira, do Restaurante Mocotó deu SHOW de discrição, zelo e compromisso com o que faz.

Estivemos em um menu degustação em um restaurante da cidade onde o Chef Rodrigo Oliveira preparou 4 pratos. Todos absurdamente DE LI CI O SOS e com uma belíssima apresentação.

Uma das entradas foi mil folhas de pupunha com compota de beterraba, essa lindeza aí da foto.

Na palestra que ministrou ele falou sobre SUSTENTABILIDADE. Pra saber os detalhes clique AQUI.

maridonacozinha_rodrigomocoto

Em seguida tive a oportunidade de ir à oficina que ele ministrou e que deixou lições bem valiosas:

1. Rodrigo começou pedindo “carinhosamente” aos alunos para ficarem em silêncio pois na cozinha já tem muito barulho (forno, coifa, panelas, etc…) e, seguiu a aula toda falando mansamente num tom de voz bem agradável

2. Ele trouxe com ele a sous chef Giovana Nacarato (uma amiga de SP, que trabalha com ele no Mocotó e com quem já fiz um curso de practicioner em programação neurolinguística) acredito ser seu braço direito, fiquei impressionado com a sintonia na cozinha, igual uma orquestra, o que o Rodrigo pensava ela fazia tranquilamente, até lembrar o que ele estava falando e aonde parou seu raciocínio (quando ele se perdia).

3. O mais interessante é que muitos alunos estavam ali para aprender algumas receitas e Rodrgio foi muito além… deu uma aula sobre a vida, sobre o sertão, sobre humildade e a receita do sucesso é a simplicidade, citou autores, poetas e fez muitas perguntas e quem respondia certo ganhava uma lembrancinha do seu restaurante.

4. Contou sobre sua vida, que trabalhou muito no restaurante quando era pequeno, já lavou muita louça, limpou muito banheiro quando trabalhava com seu pai, atendia clientes, limpava o chão e tudo mais o que poderia fazer para ajudar seu pai.

5.  Ainda disse aos alunos que é preciso estudar muito, entender como funciona a cozinha, a receita, que o conjunto da obra é pura alquimia, pois quando você prepara uma refeição você alimenta o corpo e principalmente a alma. Quando chegou aqui em Cuiabá foi ao mercado do porto e ficou encantado com a qualidade de nossos produtos e resolveu comprar ingredientes regionais para ensinar uma receita de farofa de requeijão feita por “seu Zé Almeida” seu pai.

6. Rodrigo disse ainda que estuda e pesquisa todos os dias, está sempre em busca de conhecimento e de produtos de melhor qualidade, que temos que valorizar o produtor e dar condições a eles para produzirem cada vez mais e melhor.

7. O mais bacana foi a oportunidade de conversar com seu maitre e com a Gi sobre como o Chef Rodrigo realmente é na cozinha e eles foram unânimes: calmo, concentrado, polido, discreto.

8. Sabia que no restaurante dele tem um projeto em que todos que quiserem estudar podem cursar inclusive a faculdade e o Restaurante custeia todo o estudo da pessoa.

9. Além disso eles não costumam despedir funcionários. O que eles fazem? Conversam, ensinam, mostram o que fazer e como fazer e oferecem novas oportunidades dentro do próprio restaurante.

10. E por fim uma lição MUITO BACANA pra quem tem restaurante: todos os garçons e cumins tem a liberalidade de voltar um prato pra cozinha antes do mesmo ser servido ao cliente se perceberem que ele está fora do padrão que o restaurante deve servir. E isso faz com que eles tenham 100% de satisfação no pedido, ou seja, os clientes não precisam devolver o prato porque ele foi insatisfatório, os funcionários estão sempre atentos ao padrão e não deixam sequer o prato ser servido ao cliente. Isso é ou não é um jeito Mocotó de servir? T O P!

Aqui a sobremesa divina que o Chef Rodrigo serviu no menu degustação: Sorbet de cajá com purê de manga e crispy de côco queimado. 

maridonacozinha_rodrigomocoto1

Sabe o tipo de sobremesa que a gente comeria em quantidades ABSURDAS? Pois é, bem assim!

Para acompanhar minhas peripécias gastronômicas basta seguir meu Instagram: @TolentinoNeto AQUI e o Facebook: Blog Marido na Cozinha AQUI

Leave A Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *