IMG_3185-1.png

Alimentos que ajudam na prevenção ao Câncer 

A convidada de hoje é a Dra Laryssa Alves Corrêa, especialista em Nutrologia e que vai falar um pouquinho de um alimento que ajuda na prevenção ao Câncer: BRÓCOLIS 

No nosso outubro todo rosa vai uma lista de benefícios de um alimento lindo chamado BRÓCOLIS.

Essa arvorezinha fofa pertence às crucíferas. Família das Brassicaceace, rica em vários nutrientes como zinco, potássio, sódio, vitaminas B1, B6, C, A e K, além de ferro, ácido fólico e selênio. Com todas essas propriedades pode ser chamada de “superalimento”.

  

  
Dez benefícios do brócolis para tomarem nota:

1- Possui importante ação anticâncer devido ao fitoquímico isotiocianato e bioflavonóides que protegem as células contra processos de mutação. Prevenção dos canceres de mama, cólon, próstata, pulmão e esôfago são os mais relatados.

2- O brócolis é “amigo da balança” pois 100g do alimento contém cerca de 36kcal e é fonte de proteína magra. Podem tomar nota e colocar na lista dos alimentos emagrecedores!

3- Fortalece o sistema imunológico pela presença dos betacarotenóides, zinco e selênio. Protegem a saúde dos olhos por possuir elementos como a luteína e a zeaxantina que previnem a degeneração macular.

4- Para as futuras mamães o brócolis é rico em ácido fólico. Esse nutriente é fundamental na formação do sistema neural do bebê e deve ser consumido antes mesmo de engravidar! Auxilia na prevenção da espinha bífida, uma má formação do tuboneural do bebê oriunda da deficiência do elemento em questão. 

5- Pela presença da vitamina K e cálcio essa crucífera auxilia da prevenção da osteoporose pelo aumento da formação de novas células ósseas.

6- O brócolis possui uma substância chamada de sulforano que auxilia no combate à bactéria H. Pilory e por isso auxilia na prevenção de gastrite, úlceras e câncer de estômago.

7- É um alimento com poder modulador hormonal pois ajuda a reduzir os níveis de glicemia pela ação no hormônio insulina. É um hipoglicemiante natural, ou seja, amigo dos diabéticos!

8- Curiosidade: para obter as propriedades anticâncer esse alimento precisa ser consumido CRU. Contudo importante avaliação da tireoide antes do consumo cru.

9- Encontrada grande quantidade de indol-3-carbinol no brócolis, substância que auxilia na reparação do DNA, restringindo o crescimento celular cancerígeno.

10- Não menos importante o brócolis tem ação anti-inflamatória, pois possui fibras e compostos que ajudam a reduzir o dano na parede dos vasos sanguíneos auxiliando inclusive na redução da pressão arterial e no controle do colesterol.

Após tantas notícias boas sobre o brócolis eu espero que ele esteja no topo da lista da sua compra no supermercado e na feira!!!

Um abraço,

Dra Laryssa Alves Corrêa 

CRM MT 6490 

Clínica Tez Estética 

Leave A Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *