E quem dá a graça no Entrou na Adega do Marido na Cozinha de hoje é o Luiz Roberto Corrêa Lima, Consultor de Vinhos do Supermercado Big Lar.
E o vinho escolhido para harmonizar com o prato de ontem (guisado de cabrito com purê de alho-poró) foi o uruguaio Preludio.
Produzido pela Família Deicas, na região de Canelones no extremo sul do Uruguai, é predominantemente elaborado com a Tannat, uva emblemática do país.
Veja toda a ficha técnica, clique em VER MAIS
Usamos o decanter por meia hora para que o vinho abrisse e aflorasse seus aromas.
De cor púrpura com tons violáceos, sentimos os aromas de chocolate, café e frutas secas passificadas e, na degustação, apresentou-se elegante, equilibrado nos seus 13,5% de álcool, persistente, com excelente estrutura para acompanhar o cabrito feito pelo Neto que, modéstia a parte, ficou maravilhoso.
O vinho é absolutamente singular, principalmente, pela quantidade enorme de cepas que o compõem, vejam: 40% Tannat, 24% Cabernet Sauvignon, 20% Cabernet Franc, 12% Merlot, 2% Petit Verdot e 2% Marselan.
Quanta complexidade dentro de uma só garrafa. Show!
Deve ser degustado a º 18ºC.
Se você quiser comprar pra apreciar daqui uns 5 anos, recomendo! Compre 5 garrafas, uma pra cada ano e acompanhe a evolução do vinho.
Esse vinho também harmoniza muito bem com cordeiro.
Salud!