E com a palavra hoje o Marido e Cozinheiro, Tolentino Neto.
Semana passada recebi um casal de amigos super querido pra almoçar e resolvi fazer uma receita clássica da região de Piemonte, Itália: Brasato al Barolo.
Ela é feita tradicionalmente com um vinho encorpado e muiiiito caro (Barolo) então procurei o meu amigo sommelier do Supermecados Big Lar para que me recomendasse um vinho que substituísse o vinho Barolo, e a solução foi excelente, a sugestão foi usar Socré Langhe feito com a mesma uva do Barolo a nebbiolo, outra sugestão foi um legítimo Brandy da Osborne.
Brasato pois trata-se de uma carne assada, em baixa temperatura por um tempo médio.
Aproveitei e comprei um presunto cru italiano da Vito Balducci e uma alcatra de novilho da Celeiro e encerrei com uma polenta al tartufo da Savitar.
Estamos ou não super bem acompanhados? Ingredientes de primeira linha sem dúvida geram resultados melhores.
Brasato al barolo com polenta trufada
Ingredientes:
1. 2k de alcatra
2. 100g presunto cru
3. 600ml de vinho tinto Nebbiolo (se quiser usar o vinho Barolo excelente pedida!)
4. 60ml de brandy (usei um legítimo da Osborne)
5. Raminhos de tomilho
6. Raminhos de alecrim
7. 3 folhas de louro
8. 2 colheres de sopa de trigo
9. 1 colher de sopa de manteiga
10. 5 dentes de alho
11. 1 cebola picadinha
12. 2 litros de caldo de legumes
13. 1 xicara de chá de polenta trufada (escolhi a da Savitar)
14. Sal a gosto
15. Pimenta-do-reino moída na hora
16. 7 coheres de sopa de óleo
Modo de preparo da carne:
1. Na véspera (no mínimo 12h antes) faça uma marinada com o vinho, o brandy, 3 dentes de alho e as ervas e coloque a alcatra e deixe na geladeira virando a cada 4 horas
2. Retire a carne da marina e reserve o molho, seque a carne com um papel toalha e tempere com sal e pimenta-do-reino, com uma faca faça furos na carne e coloque o presunto, em uma panela grande e alta coloque o óleo e sele a carne de todos os lados depois retire a carne da panela e reserve, adicione a manteiga e a farinha de trigo e misture bem, em seguida peneire a marinada e adicone a panela e mexa com um fuet té formar um caldo grosso e se necessário adicione um pouco do caldo de legumes, coloque sal e pimenta-do-reino a gosto, depois volte a carne para a panela ou coloque em uma assadeira e adicione o molho por cima, tampe bem com papel alumínio e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por 2h
Polenta
1. Em uma panela coloque 1 colher de manteiga, em seguida adicone a cebola e o alho picadinho e frite, depois coloque 1 lt de caldo de legumes e espere ferver, adicione a polenta e mexa até dissolver e ficar no ponto de polenta, por último acrescente o queijo e misture bem
2. Para servir coloque a polenta, uma fatia da carne e o molho por cima
Essa receita é daquelas que não espera o cliente. Deve ser feita e consumida imediatamente pra conservar a maciez da carne.
Grau de dificuldade: Médio
Tempo de preparo: 4h
Tempo da marinada: 12h
Serve 6 pessoas
Custo aproximado: R$ 100,00 por pessoa e super vale a pena.
A polenta tartufada ainda vai render mais 3 porções mais ou menos, ou seja, ainda faço mais uma deliciosa receita com ela.
Encontrei todos os ingredientes no Supermercados Big Lar.
Aqui tem um maravilhoso risoto de trufas negras que também cai bem com essa receita do brasato viu.
Bon Appètit!