Bom, conforme contamos segunda o Marido e Cozinheiro Tolentino Neto fez jantarzinho delícia para receber a Lú Leite e o Diário de Cuiabá aqui em casa. Então, vamos te contar a Receita deliciosa do doce de queijo, que fez parte da montagem da sobremesa. Hummmmmmmmmm! Bom demais!
A gente já contou em algum post, aff, não lembro qual… que a família do Marido já teve fábrica de doces por mais de 15 anos lá no Mato Grosso do Sul. Então, ele tem grande experiência em doces caseiros, e essa receita era da Bisa que passou para Vó, os pais fazem também e hoje essa receita está na 4ª GERAÇÃO com o Marido Tolentino Neto mandando muito bem, é o doce preferido do Marido =) A primeira vez que eu comi eu me apaixonei. E agora fico atormentando minha sogra por conta dessa receita =D
CONTINUE VENDO, CLIQUE EM VER MAIS
Ingredientes
1. 1 kg de queijo curado ralado bem fininho
2. 9 ovos
4. 3 xícaras de chá de açucar
5. 10 cravos da Índia
Modo de preparo
1. Coloque numa panela bem grande aproximadamente 2 litros de água
3. Acrescente as 3 xícaras de chá de açúcar
4. Leve ao fogo para ferver
5. Numa vasilha coloque o queijo ralado, pode ser em uma bacia pois tem que ter espaço para mexer bem a massa! =D
6. Vá colocando os ovos
*DicaDoMarido Esse ponto é muito importante pois o ponto ideal da massa é quando ela começar a desgrudar da mão, ela irá ficar meio mole!
7. Faça as bolas, um pouco menor que um ovo
8. Vá colocando na calda quente
9. Depois de colocar todas as bolinhas, tem que ficar um espaço na panela, pois as bolinhas crescem muiiiitooooooooooooo
10. Depois que ferver, deixe em fogo brando
11. Deixa a panela semi-tampada
12. Tenha sempre uma chaleira com água fervendo
13. Sempre que a calda for engrossando vá colocando a água quente (que está na chaleira fervendo!)
14. Mexa com muito cuidado da parede da panela para o centro, repita esse processo a cada 15 minutinhos, deixando sempre a tampa da panela semi-tampada
15 Quando as bolinhas estiverem num tom de bege escuro, conforme a foto, desligue
16. Acrescente os cravos e pronto
*DicaDoMarido Esse doce depende de inúmeros fatores para ficar bom mas o principal é o queijo tem que ser de meia cura para curado, e de preferência um queijo de boa procedência, pois o doce pode desmanchar todo no processo.
Para conservá-lo coloque numa compoteira, tampe e complete com calda, pode ficar até 3 meses na geladeira tranquilamente.
Grau de dificuldade: Difícil
Comer acompanhado de doce de leite. O marido prefere só o doce de queijo #DeComerRezando, é o doce PREFERIDO dele!
Quantidade: 4 compoteiras
Bon Appétit!
Neto,
parabénssssss!!!!!!!!! sua receita está perfeita! sinal que é ótimo aluno e tenho certeza que ela será passada para muitas gerações através de você. É importante que não deixemos atrás da cortina do tempo o que nossos antepassados deixaram de bons exemplos e ensinamento; que a lembrança perdura em nossa memória e faça presente.
Bjs.
oi sogra… saudadesssssssssssssssss! e o sabor então… chegaram 3 vidros e sabe do que mais??? só tem 1/2… bjos
Realmente, aprendi direitinho com meus pais, doceiros natos. Espero passar para as gerações futuras todos os segredinhos que aprendi e aprendo até hoje, para que a culinária sempre ganhe e aquela comida de mãe seje servida em vários restaurantes!
Abraços
Enfim…agora tenho essa receita tão famosa daqui da minha terrinha (MS) e dessa família que conheço e que da qual tenho grandes amigos.
Oi Laura. Obrigada pela visita! Esse doce é DELÍCIAAAAAAAA mesmo! Se joga e bjos
meu nome e camilly estou com vontade de come essas delicias tem como voce mandar 1 vidro de doce queijo eu tenho 8 aninhos
Oi Camilly. Seja bem-vinda. Minha linda nosso doce já acabou senão eu enviava sim um pra você experimentar. Bjos e continue de olho no Marido Na Cozinha. Bjo, bjo, bjo
Eita família da boa!!! Mt but mt gentileza da parte de vcs nos presentearem com essa receita divinal, ofertada pelos queridos e saudosos antepassados! Mais uma vez obrigada por essa e outras generosidades!! Deus os abençõe eternamente!! Bjim cum friuzimmm.
Olá pessoal! Teria como substituir o queijo curado? Aqui onde moro, Belém, Pará, tem só o parmesão daqueles que vendem em saquinho de supermercado ou que vem em peças inteiras para corte.
Abçs, Victor Reis
Oi Victor,
Infelizmente não é possível. O cozinheiro assegura que a textura e o sabor do queijo parmesão não ficarão em harmonia com o que se espera da receita! Boa sorte na busca do queijo curado. Abraços,
Não precisa caramelizar o açúcar ?