Semana passada contamos AQUI tudo sobre finger food. E agora é hora de fazer isso com verrine.
Verrine é uma variação de verre, que significa “copo pequeno” em francês, ou seja, um prato com clara influência francesa, e que tem sido muito utilizado na gastronomia contemporânea.
Podem ser salgados ou doces, quentes ou frios, mas sempre em porções mínimas.
Começaram a ser usados pelos bufês em coquetéis ou eventos mais moderninhos, mas agora já invadiram as cozinhas e aparecem como entradinhas em eventos mais descolados ou em menus degustação.
Como é um prato montado em camadas, o que pode deixá-lo mais atraente é misturar texturas e cores diferentes, com uma clara divisão entre as camadas, de modo que se você olhar por fora vai ver a diferença entre elas.
Como são coloridos e interessantes ajudam a compor a decoração, o que vai exigir ainda mais diligência na hora de montar, evitando sujar as laterais ou bordas dos recipientes.
Se a receita for gelada cuidado pois a tendência é que o recipiente transpire. Use um balde de gelo e coloque os mini copos dentro e vai ficar tudo bem.
Sugestões de ingredientes pra verrines doces: frutas, cremes, mousses, castanhas, bolos, geléias, licores, reduções e o que mais a imaginação permitir.
E as sugestões de ingredientes pra verrines salgadas são folhas, legumes e verduras bem picadinhos, frango ou carnes desfiadas, use bacalhau também, bacalhau, cremes salgados, suflês, queijos.
Se quiser fazer um evento só com verrines utilizaria uma média de 6 mini porções por pessoa, sugiro 4 tipos de verrine salgada e 2 tipos de verrine doce.
Aproveite e se inspire, certeza que sairão muitas delícias por aí!