No Banner to display

1
out 11

Na Cozinha dos Amigos: Chef José Luís de Souza

 

O Zé Luís, carinhosamente chamado de Gordo, é um querido amigo do Marido Na Cozinha.

Eu o conheci através de outro amigo @seiitiarata (do projeto A Classe Alta, segue ele fio, ele é #tudo e #os nerds vão dominar o mundo!).

Crédito: ViaMonte

Ele é apresentador do Programa Chef José Luiz pela BAND/RS, proprietário da linda ViaMonte, onde recebe os amigos, grava seus programas e ministra cursos de gastronomia.

Super conceituado e amante da boa cozinha, afirma que aprendeu muito com os amigos Darci e Adriano Miolo.

Essa entrevista é imperdível hein!

Como e onde começou sua paixão pela gastronomia?
Aos 12 anos entrei para o Escotismo, no primeiro acampamento o menino que levaria os ingredientes para o molho da massa da patrulha, não foi acampar. Resultado: comemos massa ao molho de q-suco de morango (era a única coisa vermelha que tínhamos para o molho).

Jurei que nunca mais comeria tal monstruosidade e pedi para minha mãe me ensinar a cozinhar, daí os primeiros passos. Criei gosto pela coisa e fui me aperfeiçoando em cursos e tudo que aparecia
de culinária.
(ainda bem que esse guri faltou hein!)

Como se deu sua trajetória profissional?
Por pressão familiar acabei me formando em outra área. Já formado e ministrando aula de informática na PUC –RS é que resolvi dar um
basta e fazer o que realmente amava. Joguei tudo para o alto e fui para Buenos Aires, onde fiquei quase 3 anos entre Instituto Mausi Sebess e estágios em restaurantes.

Trabalhou onde? Por quanto tempo? Fazendo o que?
Quando voltei ao Brasil,  dei aula no SENAC algum tempo e montei meu primeiro restaurante, logo o segundo e o terceiro, todos ao mesmo tempo… é pra louco.(huahuahua). Além dos restaurantes atendia ainda algumas confrarias de amigos e uma delas
participava o saudoso Jornalista e diretor geral da Band/RS Bira Valdez. Um dia o Bira me convidou para fazer o Piloto de um Programa para a TV e fizemos. Um ano depois já havia vendido os restaurantes e estava só com o programa e assessorias.

E sua paixão pelo vinho?
O que me aproximou do vinho primeiro foi a necessidade de aprender a harmonizar, em função da profissão. Depois tive a sorte de conhecer e consolidar uma grande amizade, recheada com enorme admiração que tenho por Adriano MIOLO, da então vinícola Miolo.
Ajudei a colocar rótulos nas primeiras garrafas de merlot na garagem do Darci MIOLO, pai do Adriano. Ali o Adriano me contava como seria a MIOLO em 20 anos e seus projetos. Louco e sonhador, era o que eu pensava. Que nada era um visionário, um dos mais competentes enólogos que já conheci. Com ele aprendi tudo de vinho,
depois fiz especializações, cursos e muita (muitaaaaa!) degustação.
E tudo isso gerou reconhecimento, já que fui o único chef de cozinha
brasileiro já convidado por duas vezes pela ABE-Associação Brasiliera de Enologia a compor a mesa de “Degustador Comentarista” em duas edições da Avaliação Nacional de Vinhos, entre outros concurso de vinhos e espumantes que já ajudei a julgar.
Hoje estou me especializando em cervejas especiais, com o mesmo intuito de harmonização que tenho com o vinho.

Segue trabalhando onde Zé?
Hoje além do programa pela BAND/RS, que em breve também será transmitido no Paraná, tenho a Pousada ViaMonte, na estância onde resido em Viamão há 35km de Porto Alegre.

Crédito: ViaMonte

É aqui que gravo meus programas, ministro os cursos de Gastronomia e harmonização e vivo muito feliz, com meu companheiro, sócio e diretor do programa Lisandro Larréa,  vislumbrando 40km de um lindo horizonte e a Lagoa dos Patos.

Quais são os projetos para o futuro?
Minha meta é fazer um programa nacional, sempre desejei entrar em rede para mostrar nosso trabalhão e se Deus quiser chegaremos lá.
O Lisandro é muito competente como Diretor de TV e além disso, depois do curso de marketing na ESPM está se formando este ano em Hotelaria, assim nós dois com esta bagagem creio que poderemos alcançar os intentos propostos, sejam na TV ou na
Pousada. Oxalá tudo dê certo.

Qual prato é o carro chefe na sua cozinha?
De porcelana Vista Alegre!
Brincadeira, mas minha paixão é a cozinha italiana, portuguesa e hispânica. Daí as criações e um pouco de FUSION que amo fazer.
A cozinha regional, mais especificamente a gaúcha, tenho loucura, gosto mesmo de fazê-la e degustá-la, e as carne em especial a minha paixão e devoção.
Dizer que tenho preferência por algum prato não seria verdadeiro. Em geral, cozinho para mim, para o meu gosto e paladar. Ainda bem que a maioria das pessoas gosta do meu gosto e paladar.
Da italiana, separei 4 pratos que amo de paixão e que apresentarei no curso do dia 01.10.11 que daremos aqui na estância. 

Qual é o ingrediente que não pode faltar na sua cozinha?
Carnes especiais, funghi porccini e bacalhau.

Qual é o utensílio mais útil e importante do armário?
Estão pendurados na minha cozinha, enfileiradas 17 maravilhosas “Le Creuset”.
(#morri!)

Crédito: ViaMonte

Festa com amigos pra vocês é sinônimo de boa comida?
É sinônimo de família, de confraternização, amo isso, adoro receber e
cozinhar para os amigos, por isso criamos a Confraria do Chef que se reúne mensalmente aqui em casa.

Crédito: ViaMonte

Agora estamos lançando em outubro o LAR DOCE BAR, uma vez por mês (segundo sábado) abrimos a casa as 17hs e fechamos as 23hs(impreterivelmente), só com comidinhas de boteco, Brusccheteria e Cervejas Especiais (importadas e artesanais).

A melhor salada?
A que você cria com amor, para quem ama,  com o que tem na geladeira, num momento de inspiração. É insuperável.

O melhor prato?
Aquele que você degusta, ama de paixão, volta daqui há 3 anos e encontra com a mesma textura o mesmo sabor e o mesmo prazer.
Fica gravado no que chamo de Banco de Dados Sensoriais. Você está indo para degustá-lo já com o gosto na boca.

A melhor sobremesa?
Não muito doce, sinergia perfeita, bem decorada porém minimalista e feita na hora.

Um prato pra um evento especial?
Depende do evento, se o evento for voltar para casa após uma viagem longa: Arroz, feijão, ovo frito, batata frita e chuletinha na chapa muuuuito quente.
Não é preciso requintes de caros produtos para ser feliz, mostro isso no meu Risotto de Feijão, já servido com sucesso para clientes especialíssimos.

Pinga fogo:

Sal ou doce?
Sal, de doce já chega a vida!!

Assado ou frito?
Assado e grelhado (frito também é ótimo mas não se pode falar!!!)

Vinho ou cerveja?
Ambos, cada um na sua hora.
95% do que bebo diariamente, por recomendação médica, é agua(H²O), porém, não é minha culpa se colocam lúpulo, malte, ou mosto de uvas nos outros 5%. Destilado, nem pensar, só bebo do outro lado!!

Água sem gás ou com gás?
Com gás, gás e essencial pra vida.

Arroz ou macarrão?
Ambos, arroz com feijão é tudo de bom e Macarrão ao sugo di pomodoro lembra a nonna.

Carne ou peixe?
Carne, de preferência Angus, me dê a peça inteira que faço os cortes e
preparo na churrasqueira, amo isso!

Suco ou refri?
Devia ser suco né!!!

Uma dica secreta para os amantes da gastronomia
Faça a comida como se faz sexo: um bom preparo, uma boa apresentação, aromas marcantes, que se deguste fechando os olhos, e principalmente, ambos com muito mas muito amor.

Quem quiser desfrutar de momentos maravilhosos na ViaMonte Ecovillage Itapuã Lodge basta entrar em contato com Zé Luís: 51 9766.0377 – 9843.0377
confrariadochefe@viamonte.com.br
O Marido Na Cozinha quer!!!

 

 Bon Appétit!

 
Tags: , , , , , , , , , , , ,
Zalmir Santos (Katicoco) disse:

Oi Chef!
Grande Pessoa. Não sei se está lembrado de mim, ganhei uma promoção em teu programa com a Lentilhada Gaudéria do Katicoco, inclusive fomos juntos a terra dos vinhedos em Bento Gonçalves, gostaria muito do endereço de tua pousada para irmos visitá-lo. Grande abraço!
Katicoco e Fabiana

Oi Zalmir, você pode entrar em contato com o Chef Zé Luís através dos telefones 51 9766.0377 – 9843.0377 e e-mail confrariadochefe@viamonte.com.br
Seja bem-vindo ao Marido Na Cozinha.
Abraços,
Larissa

Ivone disse:

Oi! Zé. Que prazer te encontrar. Sou a Ivone do Banco lembra? Da Micro. Se lembrares me responda este email.
Um abraço.

Oi Ivone. O Zé foi um entrevistado aqui do Marido na Cozinha. Para entrar com ele leia a entrevista até o fim. Lá tem os contatos dele! Abraços, Larissa

Maria Odália dos Reis disse:

Boa Noite!
Jose
Assisti hoje dia 22/11/2014, o teu programa de culinaria, mas não anotei os ingredientes para fazer o file de porco, por gentileza poderia encaminhar-me por email esta receita.

abraço

Maria Odalia

Ola Maria,
Seja bem-vinda ao maridonacozinha.com.br
Tenho uma receita de porco aqui: http://maridonacozinha.com.br/2012/11/09/porco-assado-recheado/
Abraços,
Neto

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado
Campos obrigatórios são marcados com *

  • Copyrigth 2011 - Marido na Cozinha - Todos os direitos reservados.