Mercado Municipal de São Paulo

Impossível não homenagear São Paulo por mais um aniversário. A cidade está completando 458 anos e é considerada o maior pólo gastronômico do país. E como a gente disse ontem, adoramos passear em Sampa. E a visitinha ao Mercado Municipal é obrigatória. O Mercado completa hoje 79 anos de vida.

Projetado pelo escritório do arquiteto Francisco Ramos de Azevedo em 1926, o Mercado foi inaugurado em 25 de janeiro de 1933. A execução dos vitrais foi entregue ao artista russo Conrado Sorgenicht Filho, famoso pelo trabalho realizado na Catedral da Sé e em outras 300 igrejas brasileiras. Ao todo, são 32 painéis subdivididos em 32 lindos vitrais.

CONTINUE VENDO, CLIQUE EM VER MAIS!


O prédio – que ocupa um espaço de 12.600M2 de área contruída às margens do rio Tamanduateí – abriga mais de 1.500 funcionários que, juntos, movimentam cerca de 350 mil kilos de alimentos por dia, isso mesmo 350 mil kilos por dia em seus mais de 290 permissionários.

O Mercadão comemora mais um aniversário e a festa é toda sua! Comemoração especial hoje a partir de 21h!

É isso, ir a São Paulo é sinônimo de boa comida e o Mercado Municipal te convida a essa aventura gastronômica.


Eu fui a primeira vez ao Mercado há alguns anos, pois sou representante comercial e as maiores feiras da América Latina acontecem em São Paulo, e em uma dessas viagens disse: -Vou ao mercado e fui!

Paixão à primeira vista, sanduíche de mortadela, pastel de bacalhau, camarão, alho-poró, alcachofra, aqueles camarões “gigantes”, que eu via só na TV, muitas muitas frutas de toda parte do mundo.

Chilli Lovers

Pra quem AMA pimenta como eu, lá é o lugar! Pense na diversidade, agora multiplique! Uhuuuuuuuuuuuu! Trouxe várias pra casa!
A Histórida do Sanduíche de Mortadela do Bar do Mané

sanduíche de mortadela do Bar do Mané é um dos pontos mais famosos do mercado e, os fundadores do bar foram os primos Jeremias Cardoso e Alberto Cardoso, que eram padeiros em Portugal (antes de chegarem ao Brasil) no final da década de 70.

O bar foi passado para Manoel Cardoso, Mané, filho de Jeremias e primo de Alberto. Naquela época o lanche mais vendido era o de copa e salame. Já o de mortadela era tabelado, bem pobrezinho de recheio, e os clientes nem olhavem para o “coitado do lanche”.

Mas tudo mudou depois que um cliente assíduo do bar passou a reclamar da pouca quantidade de mortadela no sanduíche. Um certo dia em tom de brincadeira os funcionários quiseram pregar uma peça no cliente reclamão, fazendo um sanduíche com muita mortadela.

Para surpresa de todos, essa brincadeira agradou o cliente reclamão como também passou a ser mais solicitado pelos frenquentadores do bar. Hoje sobre o comando de Marco Antonio, filho de Mané, a casa tem como carro-chefe o famoso sanduíche de mortadela que ostenta nada mais nada menos do que 250gs de mortadela entre duas fatias fresquísssimas de pão francês. #Adoro!

Os Pastéis da Gigia


Agora se você não é muito fã de mortadela tem várias outras opções, uma delas é o pastel da Pastelaria da Gigia. A pastelaria existe desde 2002 e trabalha com os prestigiados pastel de bacalhau e lanche de mortadela Ceratti.

Gigia desenvolveu o pastel de camarão com catupiry e o sucesso foi tanto que é o segundo mais vendido depois do de bacalhau, mas agora tem novidades e para manter o pioneirismo na execução de novos sabores eu comi dois pastéis gigantes viu (calma gente, foi meu almoço!), um de alho-poró (com presunto e catupiry! Muito bom!) e outro de alcachofra, são de #ComerRezando, sem contar com a simpatia da Gigia que atende todos muito bem.

Bar da Ostra

Para quem quer tomar aquele chopinho indico o Bar da Ostra, que serve um chopp geladíssimo e muitooooooooooo cremoso.

Na parte superior tem uma praça de alimentação, que atende no sistema a la carte e serve bacalhau, cordeiro, ostras, bolinhos de bacalhau entre muitas delicícias.

Quem me acompanhou nessa jornada gastronômica foi a Gabi, super simpática administradora do Complexo Cantaneira e, é quem coloca ordem por lá.

O Mercado funciona 22h por dia. Sendo que das 8h-18h  funciona o atendimento normal ao público e no período de 20h às 6h funciona o atacado de frutas.

Faça uma visita monitorada por turismólogas e estágiarias de Nutrição, que tem como objetivo fornecer informações históricas, culturais e gastronômicas. As visitas acontecem todas as terças, quartas e quintas-feiras as 10h e têm 1h30min de duração.

Para agendar uma visita tenha em mãos nome completo, telefone de contato e e-mail.

Agende sua visita monitorada que é GRATUITA através do telefone: (11) 3313-2444, Ramal 231

Mercado Municipal de São Paulo: Se for de Metrô desça na Estação Luz ou Estação São Bento (linha azul). Lá têm estacionamento para carros.

Boa Visita!

 

 

Leave A Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *