No Banner to display

10
mar 14

Verrine

 

Semana passada contamos AQUI tudo sobre finger food. E agora é hora de fazer isso com verrine.

Verrine é uma variação de verre, que significa “copo pequeno” em francês, ou seja, um prato com clara influência francesa, e que tem sido muito utilizado na gastronomia contemporânea.

2maridonacozinha_verrine

Podem ser salgados ou docesquentes ou frios, mas sempre em porções mínimas.

Começaram a ser usados pelos bufês em coquetéis ou eventos mais moderninhos, mas agora já invadiram as cozinhas e aparecem como entradinhas em eventos mais descolados ou em menus degustação.

Como é um prato montado em camadas, o que pode deixá-lo mais atraente é misturar texturas e cores diferentes, com uma clara divisão entre as camadas, de modo que se você olhar por fora vai ver a diferença entre elas.

Como são coloridos e interessantes ajudam a compor a decoração, o que vai exigir ainda mais diligência na hora de montar, evitando sujar as laterais ou bordas dos recipientes.


Se a receita for gelada cuidado pois a tendência é que o recipiente transpire. Use um balde de gelo e coloque os mini copos dentro e vai ficar tudo bem.

maridonacozinha_verrine

Sugestões de ingredientes pra verrines doces: frutas, cremes, mousses, castanhas, bolos, geléias, licores, reduções e o que mais a imaginação permitir.

E as sugestões de ingredientes pra verrines salgadas são folhas, legumes e verduras bem picadinhos, frango ou carnes desfiadas, use bacalhau também, bacalhau, cremes salgados, suflês, queijos.

Se quiser fazer um evento só com verrines utilizaria uma média de 6 mini porções por pessoa, sugiro 4 tipos de verrine salgada e 2 tipos de verrine doce.

Aproveite e se inspire, certeza que sairão muitas delícias por aí!

 

 

 
Tags: , , , , , , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado
Campos obrigatórios são marcados com *

  • Copyrigth 2011 - Marido na Cozinha - Todos os direitos reservados.